quinta-feira, 2 de outubro de 2008

DPMA descobre despejo ilegal de esgoto junto a hotel na Barra da Tijuca

Em continuidade à operação iniciada na última sexta-feira (26/09), policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), retornaram, nesta quinta-feira (02/10), ao Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, onde examinaram quatro locais. No primeiro local fiscalizado, junto ao Hotel Sheraton Barra, os agentes constataram despejo de esgoto ilegal. A ação foi realizada para reprimir o lançamento irregular de esgoto in natura, naquela região.




O responsável pelo hotel alegou que houve um problema no dia anterior na estação de tratamento de esgoto, que provisoriamente está operando com apenas um dos dois módulos de tratamento. A empresa que realiza a obra na estação levou documentos até a delegacia, que vai analisar o fato e decidir se cabe ou não multa ao hotel.




Os policiais, com apoio da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), CEDAE, da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA), e da Secretaria de Meio Ambiente, também vistoriaram obras de um prédio, onde havia uma manobra no lençol freático, para o qual foi requisitado um estudo geológico. Outros dois edifícios tiveram suas redes de esgoto analisadas, sendo que um deles ainda não tinha ligação com a rede pública.


Segundo o delegado Fernando Reis, titular da DPMA, novas vistorias serão feitas no Canal de Marapendi.