
O Globo; RJ TV
RIO - Pesquisa Ibope e Datafolha divulgadas na noite deste sábado, véspera da eleição, mostram o candidato Eduardo Paes (PMDB/PTB/PP/PSL) na liderança da corrida pela prefeitura do Rio. Marcelo Crivella (PRB/PR/PSDC/PRTB) e Fernando Gabeira (PV/PSDB/PPS) aparecem tecnicamente empatados numa disputa acirrada pela segunda colocação. No Datafolha, pela primeira vez, Gabeira está na frente de Crivella. Já no Ibope, o candidato do PRB tem um percentual maior.
De acordo com o Ibope, Paes lidera com 31% das intenções de voto, dois pontos a mais do que na pesquisa anterior. Na segunda colocação, está Crivella - que caiu cinco pontos - e aparece com 19%, e Gabeira que avançou sete pontos - e agora tem 17%. Os dois estão tecnicamente empatados. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Jandira Feghali (PCdoB/PTN/PHS/PSB) subiu um ponto e tem 10% das intenções de voto. Alessandro Molon (PT), que tinha 1%, agora tem 4%. Solange Amaral (DEM/PTC/PMN), que tinha 2%, subiu para 3%. Chico Alencar (PSOL/PSTU) também avançou um ponto e tem 2%. Paulo Ramos (PDT) e Vinicius Cordeiro (PTdoB) mantiveram 1%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.
Dos eleitores entrevistados, 6% informaram que pretendem votar em branco ou nulo. No levantamento anterior, os brancos e nulos somavam 9%. Já 6% disseram que não sabem em quem votar ou não opinaram. Na pesquisa anterior, eram 10%.
O Ibope não divulgou simulação para segundo turno. A pesquisa ouviu 1.204 eleitores entre quinta-feira e sábado.
De acordo com o Datafolha, Paes continua na liderança, com 30% das intenções de voto, um ponto a mais do que na última pesquisa. Crivella e Gabeira estão empatados tecnicamente. Enquanto o senador caiu de 19% para 17%, o deputado federal subiu de 17% para 18% e pela primeira vez passou Crivella.
Jandira manteve os 12% da última pesquisa, ficando na quarta colocação. Alessandro Molon continua com 4% e Solange Amaral caiu de 5% para 3%.
Chico Alencar subiu de 2% para 3% e Paulo Ramos continua com 1%. De acordo com o Datafolha, Filipe Pereira (PSC), Eduardo Serra (PCB), Vinícius Cordeiro (PT do B) e Antônio Carlos Silva (PCO) não alcançaram 1% das intenções de voto.
Segundo a pesquisa, os votos brancos e nulos aumentaram de 4% para 6%. Já os indecisos continuam em 4%.
Levando-se em consideração apenas os votos válidos, Paes teria 33%, contra 20% de Gabeira, 19% de Crivella e 13% de Jandira. Logo depois vêm Molon (5%), Solange (4%), Chico (3%) e Ramos (2%).
Sobre o segundo turno, o Datafolha aponta vitória de Paes contra três adversários. Contra Gabeira, seria de 52% a 36%. Diante de Crivella, o candidato peemedebista venceria por 56% a 29%. Já se a disputa fosse contra Jandira, Paes teria 52% contra 35%.
Foram ouvidos 2017 eleitores, entre sexta e sábado e a pesquisa foi registrada no TRE com o número RPE 42/2008.
