Menos de uma semana depois do arrastão de bandidos a um prédio em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, mais um edifício foi assaltado na cidade. Dessa vez, o caso aconteceu próximo ao Museu de Arte Contemporânea, o principal cartão postal da cidade, no bairro da Boa Viagem. De acordo com testemunhas, um bandido invadiu um apartamento no edifício 215 da Rua Roberto Rowley Mendes por volta das 19h. Moradores testemunharam a ação ousada e chegaram a chamar a polícia, que chegou cerca de uma hora depois, quando o assaltante já estava longe.
- Eu vi quando ele cortou a rede de proteção da varanda e invadiu o apartamento - contou um morador do prédio vizinho, que na semana passada teria vivido a mesma situação, quando seu apartamento foi roubado durante a noite, quando toda a família dele estava dentro de casa.
Na quinta-feira passada, pelo menos vinte pessoas, entre elas idosos e crianças, foram feitas reféns no assalto a um prédio na Rua Sete de Setembro, no bairro de Icaraí, na área nobre de Niterói. De acordo com a polícia, a quadrilha, com pelo menos dez bandidos, pretendia roubar apenas o apartamento do último andar, mas como não conseguiram, decidiram assaltar outros moradores. Na mesma noite, bandidos assaltaram uma shopping em São Francisco, também área nobre da cidade.
Niterói é a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Rio, e a terceira do país, mas têm sofrido com o aumento da criminalidade. De acordo com estatísticas divulgadas pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CeSec), da Universidade Candido Mendes, entre 2000 e 2007, ocorrências de roubo a residência e roubo de veículos duplicaram. No caso de roubo a transeunte, o aumento foi de 190%, ou seja, quase triplicou em sete anos, pulando de 885 casos em 2000 para 2.572 em 2007. A Organização das Nações Unidas recomenda que o efetivo policial de cada município seja de 1 policial para 250 pessoas. Em Niterói, no entanto, esse número é quase três vezes mais alto, com 1 policial para cerca de 700 pessoas. Isso acontece porque o 12º batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área, precisa dividir seus 820 homens entre as cidades de Niterói, que tem 474 mil habitantes, e Maricá, que possui cerca de 105 mil moradores.
