quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Notícia triste:Dois mortos e oito feridos em Rio Bonito





A jovem Ana Cláudia Rodrigues Pereira, de 23 anos, morreu no hospital, na madrugada desta quarta-feira em Rio Bonito, na Baixada Litorânea do Rio. Ela estava entre as vítimas de um desabamento, causado pelas fortes chuvas que atingem todo Estado, e que provocou quedas de barreiras sobre três casas no bairro Marajó na tarde de terça-feira. A prefeitura do município decretou estado de emergência.

Ana Beatriz da Conceição Rosa, de apenas três anos, também morreu soterrada. A criança e Ana Cláudia eram vizinhas e, segundo parentes, dormiam na hora da tragédia. As outras vítimas são as irmãs Paola Belizário, de 11 anos, Pamela Belizário, de 2, e Mônica Belizário, de 17, grávida de sete meses. Além delas, ficaram feridas com escoriações pelo corpo Lucimar Maria da Conceição, de 30, sua irmã Luciana Maria da Conceição, Kaiane da Conceição, de um ano, José Carlos Pires da Silva, de 21 e Valdinei da Silva, de 17.

Os corpos das vítimas estão no Instituto Médico Legal (IML) de Rio Bonito. A criança, que iria completar quatro anos no próximo sábado, será enterrada ainda nesta quarta no Cemitério Municipal de Boa Esperança.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Rio Bonito, neste momento, representantes da Defesa Civil Estadual, coronel Benites e capitão Mota, seguem acompanhados de representantes do governo municipal para visitar alguns locais atingidos. Até o momento a Defesa Civil municipal já identificou 435 pessoas desalojadas e outras 110 desabrigadas. Além disso, 104 residências foram danificadas e outras 09 destruídas.

Cerca de 80 homens de órgãos municipais de Rio Bonito percorreram, na manhã desta quarta-feira, as ruas do município, avaliando os estragos do temporal. Foram acionadas equipes das secretarias de Obras e Serviços públicos, Urbanismo, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Social. Aproximadamente 40 pessoas estão alojadas nas escolas municipais Rômulo Tuddi, no Boqueirão, Paulo Pfail, na Cidade Nova, e Raulbino Mesquita, no Basílio. De acordo Marinho João dos Santos Filho, que é morador do bairro Marajó há 19 anos e ajudou no resgate das vítimas, ele nunca presenciou uma tragédia desse porte no local.

Equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Rio Bonito, junto com o fiscal da Secretaria de Meio Ambiente Guilber Amaral, fizeram, no bairro de Boqueirão, uma das regiões mais atingidas pela chuva, uma vistoria das árvores que oferecem risco de cair. A equipe da Secretaria está removendo as árvores que foram derrubadas pela chuva. A assistente social da Secretaria de Bem Estar Social, Juliana Campos, está percorrendo os locais atingidos e que estariam em situação de risco, para fazer um levantamento das perdas das famílias.

Doação – O hemonúcleo do município funciona em caráter emergencial para aumentar o estoque de sangue, caso haja necessidade. O telefone do hemonúcleo é (21) 2734-9705.

Para doação de roupas, alimentos não-perecíveis, cobertor, água mineral, medicamentos, calçados e fraldas é possível contatar a Secretaria Municipal de Bem Estar Social, através do telefone (21) 2734-0139.

A Defesa CivIl de Rio Bonito convoca voluntários para apoiar os trabalhos durante a situação de emergência em Rio Bonito. Médicos, enfermeiros, técnicos, telefonistas e demais interessados em auxiliar voluntariamente a equipe podem procurar a Defesa Civil municipal, próximo a 119ª DP de Rio Bonito, no centro. Tel.: 2734-0199..



EM SANTA CATARINA..MUITA GENTE JA ESTÁ AJUDANDO..PORTANTO VAMOS AJUDAR O PESSOAL DE RIO BONITO.PORQUE É PRÓXIMO DE NITERÓI E SÃO GONÇALO.